Saturday, October 14, 2017

O Pensamento dos Reformadores



Introdução

Em comemoração e homenagem aos 500 (quinhentos) anos de reforma protestante que se completam este mês (outubro de 2017) fiz este texto expondo um pouco do pensamento daqueles que fizeram parte da renovação da igreja cristã recuperando pontos fundamentais do cristianismo bíblico que havia se perdido.

Erasmo de Rotterdam

Desiderius Eramus nasceu em Rotterdam, Holanda, em 1466 e foi, durante toda a sua vida, ligado à Igreja Católica Romana sendo um dos primeiros a criticar a igreja.

Seu posicionamento com relação a Reforma Protestante foi de neutralidade e dessa forma acabou sendo, posteriormente, isolado por não defender nenhum dos dois lados. Seu grande prestígio como erudito e intelectual renascentista dissolveu-se rapidamente após sua morte em consequência de seu isolamento.

Sua obra-prima trata-se do Elogio da Loucura (1524) onde apresenta um conceito de “loucura” como um espectro que vai do que há de pior no ser humano até a melhor “loucura”, a loucura da cruz, que é a fé em Cristo.

Entendeu a filosofia como um exercício de autoconhecimento, e sabedoria e prática de vida cristã.

No seu pensamento, Reforma significa voltar a simplicidade dos evangelhos e das epístolas paulinas; procurou exaltar a fé, a caridade e a esperança.

Incentivado por amigos católicos romanos, escreveu um livro defendendo o livre-arbítrio em oposição ao que Lutero pregava. Por causa deste livro, foi duramente criticado por Lutero que se referiu a sua doutrina como “lixo e excrementos”.

Martinho Lutero

Tinha um pensamento completamente pessimista com relação ao ser humano e sua capacidade filosófica e racional. Acreditava que em decorrência do pecado original do primeiro casal, o ser humano se encontra em um estado de depravação e egoísmo que o impossibilita de produzir qualquer tipo de conhecimento verdadeiro e louvável por si só. Dessa forma, desprezava os filósofos considerando-os soberbos.

Seu pensamento além de Reformado era Revolucionário pois desconsiderava por completo qualquer valor que a tradição cristã construída até o momento poderia ter. Ele acreditava que a tradição na qual a igreja estava inserida era a própria antítese do evangelho e portanto propunha um rompimento completo da Igreja Romana.

Durante o tempo que Lutero viveu como padre sentia-se incapaz de alcançar a graça divina, pois segundo a doutrina católica, o homem necessita das obras juntamente com a fé para obter a salvação. Já na visão reformada de Lutero, as obras não possuem papel algum para obtenção da graça, que é dom gratuito de Deus para o ser humano, que após alcançado por Deus, desenvolve boas obras naturalmente, como consequência da atuação do Espírito de Deus em sua obra santificadora.

Sua teologia pode ser resumida em 3 (três) pontos fundamentais: justificação somente pela fé, infalibilidade das Escrituras, e sacerdócio universal.

Como decorrência da ideia da bíblia como única regra de fé e revelação perfeita de Deus à humanidade, Lutero dedicou coa parte de sua vida a traduzir as Sagradas Escrituras.

Por fim, devido a doutrina do sacerdócio universal, Lutero pregava que todo e qualquer homem pode e deve estudar as Escrituras e prega-las. Portanto, no pensamento reformado, torna-se desnecessário uma casta privilegiada (clero) que se coloque como intermediária entre os “leigos” e a Palavra de Deus.

Ulrich Zwínglio

Inicialmente, foi discípulo de Erasmo, mas diferente de seu mestre, rompeu com a Igreja e ficou conhecido como o Reformador de Zurique, Suíça.

Defendeu as seguintes teses luteranas: a escritura é a única fonte de verdade e possui autoridade superior a todos os homens inclusive superior a igreja; a salvação se dá unicamente pela graça mediante unicamente a fé; predestinação.

Assim como Lutero, entende o pecado como proveniente do egoísmo humano.

João Calvino

Jean Cauvin, nasceu em Noyon, França (1509).

De forma semelhante a Lutero, negou o livre-arbítrio e afirmou o sevo-arbítrio, e de forma muito mais intensa que Lutero, defendeu a predestinação a ponto de subordinar quase inteiramente a Deus as decisões do homem.

Percebido por Max Weber tempos mais tarde, um elemento singular do calvinismo é a ideia do sucesso profissional atrelado a eleição divina para a salvação. Segundo o sociólogo alemão, esse pensamento reformado criou o “espírito” do Capitalismo.


No comments:

Post a Comment